FMRP unida por um semestre melhor

PACTO: “FMRP-USP Unida por um Semestre Melhor”

Desde meados de março deste ano a comunidade FMRP-USP – estudantes, funcionários e professores – vivem o desafio de adaptação a uma situação nova, que está impactando profundamente nossa forma de viver, e naturalmente afetando profundamente o que fazemos, tanto no nível pessoal quanto profissional.

Atendemos ao chamado para manter o ensino, a pesquisa, a assistência, a gestão e todas as demais atividades sob nossa responsabilidade, e apesar de todas as dificuldades novas formas de ensinar, avaliar, administrar, pesquisar e nos relacionar foram encontradas. Diante da ameaça e da incerteza, temos nos reinventado.

Mesmo distantes fisicamente, como medida protetiva, surpreendentemente nos aproximamos e temos conseguido nos unir em prol de ações para garantir a formação profissional de qualidade para nossos estudantes, com equidade no acesso ao ensino, e um mínimo de saúde física e mental neste primeiro semestre de 2020, em que fomos todos atropelados pelos acontecimentos.

A partir desta vivência e reconhecendo que as condições de trabalho e convivência permanecerão alteradas por mais tempo, a Diretoria da FMRP-USP conclama toda a comunidade acadêmica a firmar um pacto, expresso na seguinte expressão:

FMRP UNIDA POR UM SEMESTRE MELHOR

A complexidade dos nossos desafios nos meses e anos vindouros, requer um envolvimento responsável de todas as pessoas e lideranças na nossa Faculdade, de modo a garantir as condições para que as atividades de ensino, pesquisa e extensão transcorram com tranquilidade, segurança e os melhores resultados possíveis. Para isso, é necessário que seja fortalecida e qualificada a comunicação entre as pessoas em todos os níveis da nossa instituição.

Além disso, é preciso promover uma maior e melhor integração entre as diferentes Comissões, Centros e Setores Acadêmicos e Administrativos para que a comunidade tenha acesso fácil e direto a todo recurso e apoio para atuar neste novo cenário. Nossa unidade é rica em recursos humanos, seus estudantes, equipes de apoio administrativo e docentes. Este é o nosso maior patrimônio e é com ele que contamos para esta travessia. Não sabemos ao certo o que nos espera na outra margem, mas temos certeza que se permanecermos juntos e nos apoiarmos chegaremos todos ao “novo normal” e melhores do que éramos no momento da partida.

Deste modo, reafirmamos nosso compromisso com os valores da nossa instituição:

• Equidade;
  • Tolerância;
  • Respeito nas relações interpessoais;
  • Cooperação;

Para que isso se torne uma REALIDADE cada pessoa, em especial as lideranças da FMRP-USP, se comprometem a:

• Apoiar-se mutuamente, sejam estudantes, docentes ou equipe administrativa;
  • Abrir espaço para a reflexão, o diálogo e a troca de experiências;
  • Favorecer uma comunicação respeitosa e qualificada;
  • Promover as melhores práticas de ensino, avaliação e gestão acadêmica;
  • Buscar e oferecer ajuda, reconhecendo as suas necessidades e expertises;
  • Criar oportunidades para a aquisição e aprimoramento das competências necessárias o cumprimento do nosso papel de estudantes/aprendizes e profissionais/educadores;
  • Estimular, permanentemente, o desenvolvimento pessoal e profissional dos membros da nossa comunidade em todos os espaços de trabalho ou convivência presenciais ou virtuais.

Signatários

Diretoria:                                           __________________________________

Comissões Regimentais:

Departamentos: